Fala, galera!
Passando aqui para falar sobre o concurso do Ministério Público da União. Fiquem ligados aqui no blog, que sempre trazemos as novidades.
Queremos sempre te deixar por dentro da situação atual de diversas seleções, para que você consiga se preparar antecipadamente. Por isso, listamos nesse artigo alguns certames e suas respectivas informações.
Ah, antes de trazer a lista, faço o convite para vocês conhecerem a nossa Mentoria Individual para concursos. Com o nosso acompanhamento, vocês vão aprender a estudar do jeito certo.
Confira a seguir:
MPU
Recentemente, a FGV foi definida como a organizadora do certame do MPU.
Conforme a secretária do MPU, serão ofertadas vagas para o cargo de Analista e Técnico, sendo exigido para ambos nível superior de formação e de acordo com o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025, 274 vagas estão previstas no concurso. Ademais, em relação aos cargos vagos, há 1.075 cargos vagos para Analista e 758 para Técnico.
ÚLTIMO CONCURSO
O último certame do MPU ocorreu em 2018 sob a organização da CEBRASPE e ofereceu vagas para os cargos de Analista e Técnico Judiciário. Para Analista, foram ofertadas 36 vagas além de formação de cadastro reserva e para Técnico houve 11 vagas mais CR
A escolaridade exigida foi de nível superior para Analista e nível médio para Técnico. No entanto, atualmente, a Lei 14.591/2023 alterou o requisito do cargo de Técnico Judiciário do MPU para nível superior de escolaridade.
Vagas
Para analista, a distribuição de vagas ocorreu da seguinte forma:
Já para Técnico, a distribuição foi a seguinte:
Requisitos
Para Analista, exigiu-se diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Já para Técnico, foi exigido certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio (antigo segundo grau), expedido por instituição de ensino reconhecida pelo órgão competente.
Atribuições
Compete ao Analista a função de assessorar, dentro ou fora do ambiente da sede de trabalho, os membros e as chefias em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais; atuar em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais; assessorar os membros e as chefias em eventos oficiais, audiências e diligências; realizar avaliações e vistorias; realizar perícias, quando formalmente designado pelo órgão competente; etc.
Já o cargo de Técnico cabe auxiliar, dentro ou fora do ambiente da sede de trabalho, os membros e as chefias em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais; atuar em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais; auxiliar os membros e as chefias em eventos oficiais, audiências e diligências; elaborar e analisar informações, certidões, declarações, relatórios e documentos congêneres; elaborar minutas de atos administrativos e normativos; atuar em planos, programas, projetos e convênios; etc.
Remuneração
A remuneração para Técnico pode chegar a R$ 9.052,54 e para Analista a R$ 14.852,98.
No entanto, no portal de transparência, é há Analistas ganhando mais de 20 mil líquidos:
E técnicos ganhando mais de 14 mil:
A prova
Em relação à prova, a avaliação para Técnico consistiu em uma prova objetiva dividida em conhecimentos básicos e específicos. Já para analista, além da prova objetiva, também houve avaliação discursiva.
Disciplinas prova objetiva
Conhecimentos gerais – comum a todos os cargos:
- Português;
- Acessibilidade;
- Promoção da Igualdade Racial;
- Ética no serviço público;
- Legislação aplicada ao MPU e CNMP.
Conhecimentos específicos – Analista:
- Direito constitucional;
- Direito administrativo;
- Direito do trabalho;
- Direito processual do trabalho;
- Direito civil;
- Direito processual civil;
- Direito penal e processual penal;
- Direito penal militar e processual penal militar.
Conhecimentos específicos – Técnico:
- Direito constitucional;
- Direito administrativo;
- Administração;
- Arquivologia;
- Administração financeira e orçamentária.
Prova discursiva
A prova discursiva ocorreu somente para o cargo de Analista, valeu 40,00 pontos e consistiu em uma dissertação, de até 30 linhas, sobre o tema Legislação aplicada ao MPU e ao CNMP, constante dos Conhecimentos Básicos.
Perfil da banca
A Banca FGV é classificada em dificuldade média/alta. Geralmente, s provas são formuladas no modelo múltipla escolha. Ademais, essa banca costuma abranger todo o edital, ainda que o número de questões para cada assunto varie, e possui enunciados longos e complexos, com a utilização de termos técnicos e metafóricos.
Para auxiliar nos seus estudos, oferecemos nossa Mentoria para Concursos, com acompanhamento individual de verdade, que fará com que a sua aprovação seja inevitável, desde que você tenha os três atributos que esperamos dos nossos alunos: paciência, força de vontade e autorresponsabilidade (vergonha na cara).
Com nossa mentoria, você terá um plano de estudos personalizado, objetivo e sem firula, acompanhamento constante e orientação para otimizar seu desempenho (gestão de tempo e produtividade).
Além disso, aprenderá a blindar o seu emocional e a potencializar a sua capacidade cognitiva. Tudo isso dentro da sua realidade, com a carga horária que você tem disponível.
Não perca essa oportunidade. Entre na nossa mentoria e torne a sua aprovação INEVITÁVEL!
Bons estudos e boa sorte!