fbpx

O que fazer para amenizar os efeitos de um dia ruim?

Dia ruim

Fala, Galerinha! Hoje eu vim aqui falar um pouco sobre como aproveitar um dia ruim.

É isso mesmo! Quando você estuda para concursos, você terá dias ruins, dias que não quer estudar, ou até mesmo, dias que não quer fazer nada. Mas fique sabendo que isso é normal, tanto quando estamos estudando para concursos, quanto na sua própria vida.

Eu gosto de usar uma frase que diz o seguinte: os dias ruins são necessários para que os dias bons valam a pena”. Pode parecer clichê, eu sei, mas é o que eu gosto de utilizar para superar os dias mais complicados.

Os dias bons são os mais fáceis de se usufruir, não é mesmo? Quem aqui não está pronto para receber um aumento de salário, ou até mesmo uma bonificação? Bom, esses dias, já nascem bons e prontos para você aproveitá-los.

Mas o que se faz com os dias ruins? Ah, esses são tenebrosos, mas acredite, temos formas de aproveitá-los também.

Bom, aqui vai a primeira dica, se você está passando por um dia ruim hoje, acredite, um dia bom está mais perto do que nunca.

Você deve estar preparado para dias ruins. É isso mesmo que você leu. Não é que você precisa ter lá o seu kit de sobrevivência, mas é importante saber que eles irão acontecer e como reagir nesse momento.

Por exemplo, quando você estuda para concursos, vai ter dias que você consegue ler 20 páginas por hora, responder 50 questões e ver que o seu dia rendeu. Já outros, você acorda com aquela sensação, poxa, eu preciso estudar mais um dia. Daí, os maus pensamentos vêm à tona na sua cabeça. Será que estudar para concursos é para mim? Será que estou utilizando os materiais corretos? Será que vou ser aprovado logo?

Essas são dúvidas que correm pela mente de qualquer concurseiro. Mas eu te pergunto, o que você faz quando isso acontece?

Bom, eu vou te dar algumas 8 dicas que podem ou não te ajudar nesse momento, mas com certeza, me ajudaram.

  1. Escute uma boa música. Mas professor, o que isso tem a ver com estudar para concursos? Quando você escuta uma música que gosta, as boas vibrações tendem a aparecer. E acredite, muito de um dia bom ou ruim passa pela sua mente.

Se você está com raiva de algo, grite, desabafe. Coloque essa “raiva para fora”. Mas calma, não saia socando todo mundo, ok?

2. Tome um banho. Um bom banho te ajudará, pode acreditar. O poder de um banho é surpreendente: tome um banho misturando agua morna e fria. Isso ajuda a aumentar a circulação te livrar daquela sensação de corpo pesado.

3. Assista um stand-up ou um filme divertido. Eu gosto de utilizar algum tempo livre para ver um conteúdo engraçado. Isso ajuda a melhorar os pensamentos e aumenta a sua produtividade.

4. Dê um abraço. Ah, esse é de praxe, não é mesmo?
Um abraço funciona como terapia. Isso te ajudará a liberar o que está te angustiando.

5. Faça exercícios físicos. Se exercitar é algo que todo concurseiro deve fazer para manter uma rotina intensa de estudos para concursos. Caminhar, ir à academia, correr, pedalar, surfar, são atividades físicas que te ajudam a sair daquela rotina estressante e aliviar a tensão.

Mas claro, não fique o dia todo correndo. Rsrsrs. Não esqueça, você precisa estudar.

6. Dê um tempo do seu celular. Por incrível que pareça, eles retém a energia. São muito uteis, é claro, mas precisam ser utilizados de forma consciente.

Muitas vezes, se estressamos apenas por olhar o celular e ver aquela mensagem com um determinado problema. Isso já afeta o seu dia, independentemente da hora que você irá para o trabalho ou que tempo para resolver aquela situação.

7. Saia no sol. Além de ser útil para a sua saúde, a vitamina D é rejuvenescedora.  Ficar preso em casa ou em algum ambiente fechado por muito tempo pode te fazer mal. Nosso corpo precisa do sol e precisa do ar livre para funcionar melhor: dê uma volta na rua, veja gente, ande no parque, sinta o ar batendo no seu rosto e entre em contato com pessoas. Se você trabalhar em um escritório, saia na hora do almoço para respirar, evite trabalhar na frente do computador no tempo livre que você tem e procure sentar alguns minutos ao sol.

Aqui temos algumas dicas para realmente aproveitar o seu dia ruim.

Muitas vezes, utilizando algumas das dicas acima, podemos amenizar os efeitos de um dia ruim. Isso é importante, pois você precisa voltar à ativa e fazer o que precisa ser feito naquele dia, que é estudar.

E, se mesmo assim, você não tenha conseguido melhorar o seu dia em nada, procure mudar o seu estudo.

8. Veja vídeo aulas, antecipe uma matéria “legal” para aquele dia mais complicado, faça uma bateria de questões de um assunto que você tenha mais familiaridade.

Por exemplo, quando se tem um dia ruim e não se gosta   de Matemática, você pode mudar essa matéria. Eu sei que você possui metas e prazos a cumprir, mas pequenas alterações podem trazer um custo benefício enorme para os estudos.

Altere essa disciplina por uma que você goste, por exemplo, Contabilidade. Estude essa matéria no lugar e, no outro dia, faça o que tem que ser feito, que é estudar Matemática.

Mas se você não gosta de fazer essas alterações, você pode fazer uma bateria de questões. Vá no site de questões e responda 30 questões de uma determinada matéria. Isso ajudará você a “mudar” o foco.

Bom, essas são algumas dicas que são uteis para amenizar os efeitos de um dia mais complicado.
Espero ter ajudado.

Simbora estudar!

Abraços,

Rafael Barbosa.

Conheça o Método 4.2 de Revisão e baixe já uma das Planilhas Gratuitas!

Faça parte da família 4.2 e otimize seus estudos! Clique no botão abaixo e deixe o seu nome na lista de espera.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu comentário