Caro amigo concurseiro, você já deve ter perdido o foco nos estudos por conta do celular. Esse aparelho, quando não usado da forma correta, pode fazer você ficar viciado e dependente dessa caixa eletrônica que só faz tirar a sua atenção.
Eu recebo muitos depoimentos dos meus alunos do programa de coaching sobre como o celular dificulta a rotina de estudo. Tem gente que não consegue ficar longe dele nem por cinco minutos, causando uma dependência alarmante.
E isso é tão sério que há pessoas desenvolvendo ansiedade por conta do vício em celular. E sabemos que você não precisa disso na sua rotina de estudos, não é mesmo?
De acordo com dados da revista Veja (03/2021), 40% dos universitários são viciados em celular, podemos adaptar esses dados aos concurseiros também, pois são todos estudantes.
A coisa está tão séria que a ciência já oficializou essa dependência eletrônica sob o nome de “nomofobia”, sendo o medo irracional de ficar sem o celular. Imagina estudar com toda essa ansiedade? Sem condições.
E como saber se você está na classificação dos viciados? Confira abaixo os principais sintomas da dependência digital:
- Incapacidade de ficar sem celular;
- Falta de foco;
- Ansiedade;
- Irritabilidade;
- Isolamento;
- Insônia;
- Produtividade baixa;
- Falta de ar;
- Taquicardia;
- Sudorese;
- Tontura;
- Dor de cabeça;
- Dores no peito;
- Frequência cardíaca alta;
- Enxaqueca.
Se você se enquadra nesses sintomas, sugiro procurar um especialista o quanto antes! Afinal, a sua prioridade deve ser os seus estudos e não o seu celular.
Claro que o celular tem o seu lado positivo, hoje existe aplicativo para tudo, facilitando a nossa vida. Até questões de concurso podemos fazer pelo celular. Não estou aqui dizendo para jogar seu aparelho fora, mas para usá-lo com moderação e de forma estratégica.
“Como assim estratégica, Rafael?” Simples. Use o alarme para iniciar e concluir o horário dos seus estudos, estabeleça um período de tempo por dia para interagir no instagram, olhar as notícias, trocar ideias com outros concurseiros etc. Sempre dentro do limite que você estabelecer, ok?
Por exemplo, você chega em casa às 18h, toma e banho e vai jantar. Após o jantar, das sete às sete e meia, você usa o celular. Depois o alarme toca, indicando que é hora de iniciar os estudos.
Quando estiver estudando, deixe o celular longe para não ficar tentado em querer passar tempo no explorar do instagram. Deixe-o em modo avião e a uma distância que você ouça o alarme tocar, indicando o fim do estudo, por exemplo.
É muito importante você manter o foco nos estudos para conseguir a sua sonhada aprovação, não deixe o seu smartphone te sabotar, é você quem manda nele e não o contrário.
Então, fuja desse inimigo e mantenha-se focado!
Abraços,
Rafael Barbosa.
Baixe nossas planilhas gratuitas e comece a estudar agora mesmo!
Se você tem interesse de ter um acompanhamento individual e personalizado, deixe seu nome da lista de espera e faça parte do programa coaching!