fbpx

O foco é treinável

foco

Fala, galera! Vim aqui hoje falar sobre ter foco. Esse é um problema de muito concurseiros, afinal manter-se focado é algo custoso. Dito isso, destaco três motivos clássicos para a falta de foco:

  • falta de interesse;
  • falta de hábito;
  • ou alguma disfunção psiquiátrica/psicológica.

Nos dois primeiros casos, eu posso te ajudar com algumas dicas. Mas se o seu problema está no terceiro caso, você precisa procurar ajuda profissional.  Entendendo isso, vamos para o que interessa.

A primeira observação que você precisa fazer é a seguinte: você se interessa pelo que está fazendo? Bom, nobre colega, essa resposta é crucial, por isso ela precisa ser sincera.

Caso você não tenha interesse no que está fazendo, você não vai ter o desejo ardente de conseguir conquistar aquilo que você quer, ou seja, a sua aprovação. E sem essa vontade, tudo fica mais difícil.

Logo, antes de mais nada, é necessário querer algo com muita vontade. Você realmente quer conquistar o cargo dos seus sonhos? Tem total certeza disso? Quer mudar de vida e ter uma situação financeira confortável? Se a sua resposta foi sim, você precisa definir o seu foco.

Não adianta vir com preguiça ou desculpas, pois para alcançar os nossos objetivos, precisamos traçar as nossas metas. Traduzindo: quais caminhos você vai trilhar para atingir o seu objetivo?

O primeiro passo a dar é definir o seu foco.

Você precisa estudar todos os dias por, pelo menos, 3 horas. Você está fazendo isso? Caso não esteja, faça, pois esse é o caminho para chegar ao seu sucesso.

Sei que é bastante difícil a questão do foco. Ainda mais nos dias de hoje, com a Internet e as redes sociais. As notificações do seu celular são o exemplo mais claro de como a tecnologia pode nos atrapalhar com coisas urgentes e não importantes.

A tecnologia nos ajuda com videoaulas, PDFs etc. Mas também pode nos distanciar do foco, como disse antes. Por isso, se você estuda pelo computador, procure se afastar das distrações. Na hora do estudo, deixe o celular longe.

Já deixe as videoaulas salvas, assim como os PDFs para evitar a navegação tentadora pela internet. Estabeleça horários rígidos para se isolar e estudar. Seja metódico.

Em segundo lugar, tendo o interesse em fazer algo melhor na sua vida, destaco a importância do hábito nesse processo de manutenção do foco.

Faça todos os dias o que você precisa fazer, mesmo que seja por pouco tempo. Comece lendo 10 minutos ininterruptamente. Depois, vá aumentando esse tempo. Sem apego à cronômetros.

Faça disso o hábito da sua vida. Estudar deve ser como tomar banho, algo natural.

No último caso, quando você quiser muito se debruçar sobre algum tema e já tenha criado o hábito por um bom tempo, mas não consegue se concentrar, recomendo que você procure urgentemente um profissional. Não deixe que isso atrapalha a sua vida.

Um médico pode encontrar mais rapidamente a solução química ou psicológica para o seu problema. Se for necessário, você terá que se tratar.

Uma coisa é certa, você precisa de foco. Não dá para querer conquistar coisas grandes se você não consegue se entregar completamente ao seu projeto. Quando se está focado, o desperdício de energia é mínimo. Por isso o sucesso sempre gosta de andar ao lado do foco.

Bons estudos.

Abraços,

Rafael Barbosa.

Conheça o Método 4.2 de Revisão e baixe já uma das Planilhas Gratuitas que preparei pra vocês.

Gostou do texto? Siga-me também no Instagram e receba dicas e postagens diárias.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu comentário