Fala, galera!
Mesmo depois de estudarmos muitos assuntos e vermos várias horas de conteúdo, temos a sensação de que não conseguimos “aprender” tudo o que estudamos.
Fica sempre aquele sentimento de que não estudamos direito e o medo natural de não lembrar depois.
Essa sensação é um pouco frustrante, mas pode ser aliviada depois que você entende como o seu cérebro funciona.
Nem sempre, ter uma rotina, ser disciplinado, ter um canto confortável para estudar resolve os seus problemas. Muitas vezes, essas questões essenciais não são suficientes para fazer o estudando reter o que foi estudado.
Por isso é tão importante entender o processo de memorização.
Agora, vamos ver como aprendemos e o que devemos fazer para levar esse conhecimento adquirido por mais tempo em nossa vida.
Vamos lá…
Já perceberam que quando estudamos na véspera de uma prova, o nível de recuperação da memória no curto prazo é alto, mas, em contrapartida, o nível de aprendizagem é baixo?
Figura 1 – Estudo de Véspera
Isso acontece porque as informações são vistas poucas vezes. Daí; quanto mais o tempo passa, menos o seu cérebro vai lembrar do conteúdo estudado.
Não existe o reforço de sinapses necessário para fazer o cérebro “classificar” essa informação com “útil e de utilização no médio/longo prazo”.
Assim, o nível de recuperação vai diminuindo gradativamente e você vai se esquecendo aos poucos.
Ou seja, você não possui um forte registro na memória e não consegue mais acessá-la.
Esse é o problema de ver o material apenas uma vez, pois você só terá a informação no curto prazo.
Mesmo que você tenha feito um estudo minucioso, detalhista e extremamente cheio de ações sobrepostas (quando no mesmo tempo de estudo ou na mesma batida de edital o aluno ver o pdf, a videoaula, um esquema, etc, por exemplo).
Por isso é importante que você se programe para estudar várias vezes os assuntos em momentos diferentes. Ou seja, que você seja eficiente, bata o edital rapidamente e consiga bater o edital de novo, quantas vezes puder.
No fim das contas, o que vai definir o momento da sua aprovação é justamente o atingimento do nível ótimo de memorização de todos os assuntos do edital.
Aí, o trabalho de estudo de véspera vai estar mais relacionado à recuperação dos dados (deixar tudo fresco na memória de curto prazo) do que necessariamente aprender o conteúdo de fato.
Em suma, você aprende de fato antes de iniciar o trabalho de revisão de véspera (um ou duas semanas antes da prova).
Ficou claro até aqui que o processo de aprendizagem também requer tempo, né?
Em resumo: (1) o reforço das sinapses (reestudo) é que vai fazer a diferença no processo; (2) a prática através de questões vai direcionando o estudo para onde temos mais dificuldades de entendimento, além de indicar para nós como que o assunto estudado pode se cobrado; e (3) a aceitação/entendimento de que precisamos de tempo até concluir o ciclo de aprendizagem garante que o processo não seja interrompido antes da hora.
Anote isso aí!
É assim que trabalhamos no Estudo Incremental, onde respeitamos o tempo de aprendizagem do aluno, de acordo com a sua capacidade cognitiva.
Por meio da aplicação do Método 4.2, que organiza melhor o estudo da teoria, a prática através de exercício e as revisões, conseguimos mais eficiência em cada “batida de edital”. Permitindo ao aluno reestudar todos os assuntos o mais rápido possível.
Como diria Aristóteles, “frequência vem antes da excelência”.
Simbora estudar e buscar a nossa aprovação.
Abraços,
Rafael Barbosa.
Um bom programa coaching é aquele que organiza e otimiza o tempo do cochee. E o Método 4.2 de Revisão trabalha dessa forma.
O Método 4.2 de Revisão foi criado pelo coach Rafael Barbosa e é uma técnica de estudo que tem por missão organizar o estudo da teoria, da prática (treino em questões) e das revisões sistemáticas, da seguinte forma: as disciplinas são organizadas em dois grupos que se alternam em 4 dias dedicados ao estudo da teoria (mais questões de fixação) e 2 dias de revisão (feita de forma reversa: das questões para a “teoria”).
Abaixo segue o passo a passo do Método 4.2 de Revisão:
- Trabalhe com ciclos de estudos de 7 dias, sendo 6 de estudos e 1 de descanso;
- Divida os 6 dias de estudos em 4 dias para teoria e 2 para revisão;
- Nos dias destinados à teoria, dedique no máximo 2 horas de estudo para cada disciplina;
- Durante a leitura da teoria, faça apenas grifos e anotações (cuidado com resumos, se quiser mesmo fazer, faça resumos curtos);
- Nos dois dias de revisão, faça questões sobre os assuntos estudados na semana e revise apenas o que errar;
- Se for preciso, volte no curso regular ou videoaula para revisar o que você errou;
- Procure fazer entre 300 e 500 questões por semana (dos assuntos que você estudou);
- Controle seu progresso no conteúdo programático do concurso para o qual você está estudando;
- Por fim, repita o procedimento até bater o edital!!!
O programa de coaching tem como objetivo:
- fazer com que você aprenda a estudar em alta performance;
- oferecer orientação profissional plenamente capacitada e comprometida;
- desenvolver todas as técnicas que envolvem o método 4.2 de revisão;
- estimular o autodidatismo;
- melhorar seu desenvolvimento nos estudos;
- organizar sua rotina de estudos;
- aumentar sua autoconfiança e disciplina;
- a sua aprovação!
São muitos os benefícios que o coachee tem a ganhar, alguns deles são:
- gestão do tempo de estudo;
- aumento da produtividade nos estudos, medida por meio de indicadores objetivos;
- maior absorção do conteúdo estudado, por meio do estudo sistemático, utilizando o método 4.2 de revisão;
- melhoria no rendimento dos exercícios, tendo em vista o trabalho focado e objetivo, baseado o cargo/área escolhido pelo aluno;
- mais segurança durante a jornada de estudos até a aprovação, por meio de orientações pontuais e específicas, sob demanda do estudante;
- ciclos de estudos planejados de acordo com a sua rotina e concursos de interesse;
- organização de revisões sistemáticas, garantindo a fixação do conhecimento, sem prejuízo ao avanço do conteúdo do edital;
- avaliações de desempenho por assunto, permitindo o conhecimento dos pontos fracos/oportunidades de melhoria em cada disciplina, conforme a sua relevância;
- planejamento e otimização do seu estudo em um alto nível, possibilitando alto rendimento em provas.
Baixe agora nossos materiais gratuitos e comece a estudar agora mesmo!
Se você tem interesse de ter um acompanhamento individual e personalizado, deixe seu nome da lista de espera.