Olá, meus amigos (as).
Hoje estou aqui para falar sobre o novo concurso do TCDF.
Um novo edital para concurso TCDF (Tribunal de Contas do Distrito Federal) pode ser realizado até os próximos três anos.
PREVISÃO PARA NOVO CONCURSO
A previsão consta dentro da projeção de despesa para os exercícios de 2023 a 2025 do órgão e fala, entre outras coisas, da intenção de certame para 30 vagas.
DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS
As oportunidades seriam distribuídas da seguinte forma:
Auditores de Controle Externo (ACE): 10 vagas
Analistas de Administração Pública (ANAP): 10 vagas
Técnicos de Administração Pública (TAP): 10 vagas
Além disso, também pode ser liberado orçamento, previstas para 2023, 2024 e 2025, para nomeação de 30 Auditores de Controle Externo.
Vale lembrar que em abril de 2022, o antigo presidente do TCDF, Paulo Tadeu, informou que um certame para área meio estava sendo analisado.
À época, o dirigente já havia sinalizado sobre a contratação de mais 30 auditores e edital após nomenclatura dos cargos dos servidores.
MUDANÇAS NA CARREIRA
Seguindo a previsão dada acima, o Tribunal aprovou mudança na nomenclatura do cargo de Analista e Técnico de Administração Pública, tendo este último também tido os requisitos de ingresso alterados.
Segundo informações do próprio órgão, a decisão foi tomada durante sessão extraordinária realizada nesta quarta-feira (14/12), de forma unânime.
Agora, os cargos de Técnico de Controle Externo (TCE) e Técnico de Administração Pública (TAP) passam a ser chamados de Analista Administrativo de Controle Externo. Além disso, a função deixa de ser nível médio para exigir nível superior de formação dos candidatos interessados.
Além disso, o cargo de Analistas de Administração Pública do TCDF passa a ser denominado de Auditor de Controle Externo, que contará com duas áreas:
AUDITORIA ESPECIALIZADA
De acordo com o Tribunal, os atuais Auditores de Controle Externos passarão para a categoria “Auditoria” e vão manter suas atribuições relativas a instrução dos processos de controle externo, inspeções, auditorias, monitoramentos e demais procedimentos fiscalizatórios.
Já os atuais Analistas passarão para categoria “Especializada” e terão atividades relativas a área administrativa de caráter especializado, de nível superior.
CONCURSO ANTERIOR
Vamos ver como foi o último concurso:
O concurso para Auditor de Controle Externo realizado em 2021 já teve seu resultado final divulgado e foi oficialmente homologado. A seleção ficará válida até agosto de 2023.
Auditor de Controle Externo
10 vagas
Nível Superior
R$ 16.673,35
Com 5.864 candidatos inscritos, a seleção ofertou 10 vagas.
REMUNERAÇÃO
A remuneração dos cargos de provimento efetivo da Carreira de Controle Externo, conforme a Lei nº 4.356, é formada pelas seguintes parcelas:
Vencimento básico;
Gratificação de Atividade da Carreira de Controle Externo (GACE);
Adicional de Qualificação;
Vantagens pessoais nominalmente identificadas;
Vantagens pessoais, gratificações e adicionais estabelecidos em lei.
PROVA OBJETIVA
A prova objetiva foi composta por 150 itens, distribuídos entre conhecimentos básicos (65) e conhecimentos específicos (85), com duração de quatro horas.
O julgamento de cada item foi no “estilo Cebraspe/Cespe” de certo ou errado.
DISCIPLINAS
Conhecimentos básicos:
Língua Portuguesa
Conhecimentos sobre o Distrito Federal
Lei Orgânica do DF
Direito Administrativo
Direito Constitucional
Direito Civil
Direito Processual Civil
Direito Penal
Estatística e Raciocínio Lógico
Conhecimentos específicos
Controle externo e legislação institucional
Auditoria Governamental
AFO e Orçamento Público
Contabilidade Geral e Análise das Demonstrações Contábeis
Economia
Matemática Financeira e Finanças Corporativas
PROVA DISCURSIVA:
A prova discursiva do TCDF concurso teve duração de quatro horas e valor total de 50,00 pontos. Esta etapa foi composta por duas partes. Valendo 50,00 pontos, a avaliação consistiu de:
Primeira parte da prova discursiva P3 – duas questões, a serem respondidas em até 20 linhas cada, acerca dos conhecimentos específicos bem como da disciplina de Direito Administrativo; (20 pontos)
Segunda parte da prova discursiva P3 – uma redação de peça de natureza técnica, de até 50 linhas, acerca dos conhecimentos específicos bem como da disciplina de Direito Adm., e de acordo com os modelos contidos no Manual de Redação Oficial do TCDF – 2ª Edição, aprovado pela Decisão Administrativa nº 37/2014. (30 pontos).
EU POSSO TE AJUDAR A SER APROVADO
Se você quiser acelerar a sua aprovação, entre para o nosso Programa de Coaching, onde você aprenderá a estudar do jeito certo.
Lembrando que nosso acompanhamento é individual de verdade.
Nós não usamos sistema de prateleira e não fornecemos apenas um planejamento, todas as nossas análises são focadas no que o aluno efetivamente está fazendo, assunto por assunto.
Clique no botão abaixo e conheça o nosso Programa de Coaching.
Simbora estudar galera coisada.