Você já usou o Chat GPT para fazer alguma pesquisa durante os estudos para concurso? Se ainda não usou, vale a pena conhecer a ferramenta.
Me refiro ao Chat GPT porque esta é a ferramenta de Inteligência Artificial mais famosa, mas outras ferramentas ainda mais potentes estão causando um burburinho interessante entre os concurseiros.
Nesse texto, venho dar a minha opinião sobre o uso desse tipo de ferramenta, respondendo uma pergunta que recebo com frequência no instagram: O Chat GPT vai aumentar a concorrência nos concursos públicos?
Sendo bem objetivo, claro que não! Não vejo esse tipo de ferramenta com tal poder, tendo em vista que haverá sempre um gargalo nesse processo: o humano.
Falo gargalo porque entendo que o ponto central para a melhoria de performance nos estudos é entender as particularidades e respeitar os limites de cada indivíduo.
Afinal de contas, temos milhares de concurseiros compartilhando as mesmas ferramentas há décadas e sempre caímos no mesmo problema: colocar todos os assuntos “para dentro” (da mente) e, na sequência, “colocar para fora” tudo o que foi aprendido, na prova.
Ou seja, temos uma via de mão dupla, mas o Chat GPT só “ajudaria” em uma das vias.
É claro que, de certa forma, o Chat GPT pode ajudar a “colocar pra dentro” as informações, ainda mais para quem saber perguntar (essencial quando estamos falando de IA), mas me parece bastante claro que essa ferramenta vai privilegiar mais quem tem uma capacidade cognitiva alta, tendo em vista depender bastante da interação do agente humano.
Nesse sentido, por mais que pareça algo maravilhoso (e realmente é), não vejo como algo que possa aumentar a concorrência nos concursos públicos.
Ainda dependemos muito mais do método do que das ferramentas para aprender do jeito certo. Isso é fato!
Falando nisso, se quiser aprender a estudar para concursos do jeito certo, faço um convite para a nossa Mentoria para Concursos. Aqui, você vai aprender a estudar sem firula, sem frescura e sem perfumaria.
Na mentoria, oriento os meus alunos sobre o uso adequado de todas as ferramentas, apresentando sempre o caminho mais curto entre o concurseiro e a aprovação.
Venha simbora estudar comigo!
Abraço,
Rafael Barbosa – Mentoria para Concursos