Fala, galera coisada!
O novo edital de AFT zerou o jogo para todo mundo. Agora, praticamente todos partem em pé de igualdade, tendo em vista as mudanças em relação ao último edital.
Com o minimalismo em relação às disciplinas de direito e a exclusão de contabilidade, TI e Auditoria, as pessoas que estudavam para TRTs e Área Fiscal perdem as suas vantagens comparativas.
Dessa forma, a reta final passa a ter ainda mais importância para a aprovação, porque cada detalhe na estratégia até o dia 05 de maio de 2024, data das provas objetivas e discursivas, pode fazer toda a diferença para ficar dentro das vagas.
Antes de passar as informações, gostaria de convidá-los a conhecer a nossa Mentoria para Concursos, onde vocês vão traçar a melhor estratégia para ficarem nas vagas neste concurso.
BANCA E REQUISITOS
A CESGRANRIO é a organizadora do concurso e as vagas para AFT são para qualquer formação em nível superior.
SOBRE O CARGO
(B4-04-A) – Cargo: Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT)
Remuneração inicial na data do Edital: R$ 22.921,71, conforme art. 58 da Lei 14.673, de 14 de setembro de 2023. Legislação: Lei nº 10.593, de 06 de dezembro de 2002.
Jornada de Trabalho: 40 horas semanais
Local de exercício: a distribuição de vagas nas unidades de lotação do MTE será publicada em conjunto com o ato de nomeação e de convocação dos candidatos aprovados para a escolha de vagas e posse no cargo.
VAGAS E LOTAÇÕES
Lembrando que temos 900 vagas em edital e a possibilidade de chamarem até o dobro das vagas.
O edital não traz as lotações iniciais, o que deixa essa questão a cargo da administração, quando do momento da nomeação.
ETAPAS E PROVAS
Os candidatos terão que se submeter a provas objetivas e discursivas, aplicadas no mesmo dia (05/05/2024).
A prova objetiva terá 70 questões, sendo 20 de conhecimentos gerais e 50 de conhecimentos específicos.
As 20 questões de conhecimentos gerais podem versar sobre as seguintes “disciplinas”:
- POLÍTICAS PÚBLICAS
- DESAFIOS DO ESTADO DE DIREITO: DEMOCRACIA E CIDADANIA
- ÉTICA E INTEGRIDADE.
- DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA SOCIEDADE
- ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL
- FINANÇAS PÚBLICAS
Já as 50 questões específicas, podem versar sobre os seguintes eixos temáticos (serão 10 questões por eixo temático):
- EIXO TEMÁTICO 1 – GESTÃO GOVERNAMENTAL E GOVERNANÇA PÚBLICA
- EIXO TEMÁTICO 2 – POLÍTICAS PÚBLICAS
- EIXO TEMÁTICO 3 – SOCIOLOGIA E PSICOLOGIA APLICADAS AO TRABALHO
- EIXO TEMÁTICO 4 – SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA
- EIXO TEMÁTICO 5 – DIREITO DO TRABALHO
Mas calma, ainda tem mais um detalhe, existem pesos distintos para cada eixo temático, como podemos ver a seguir:
Lembrando que temos algumas peculiaridades nesse edital. Algumas disciplinas são na verdade “compilados de outras disciplinas”, o que pode causar certa confusão nos candidatos.
Em conhecimentos gerais, na disciplina “DESAFIOS DO ESTADO DE DIREITO: DEMOCRACIA E CIDADANIA”, temos um pouco de Direito Constitucional e Direitos Humanos. Na disciplina “ÉTICA e INTEGRIDADE”, temos um pouco de ética e Direito Administrativo. E no eixo temático “DIREITO DO TRABALHO”, temos o próprio Direito do Trabalho e algumas NRs.
Por isso, reforço a importância de ler atentamente o edital.
PESOS POR MATÉRIA
Como podemos ver, os eixos temáticos 5, 4 e 3 são os mais importantes nesse concurso. Mas não podemos focar só neles, tendo em vista que temos mínimo na P1 e P2. Tudo é importante!
SOBRE A DISCURSIVA
Vejam o que diz o edital:
A avaliação da questão dissertativa, cujo número de linhas esperado será explicitado em seu enunciado, considerará:
- a) quanto aos Conhecimentos Específicos, atribuindo-se 50% (cinquenta por cento) do valor total da questão, a capacidade de lidar com os conceitos, as técnicas e as atividades próprias das Áreas de Conhecimento abrangidas pelo Bloco 4, aferindo a compreensão, o conhecimento, o desenvolvimento e a adequação desses conceitos, a conexão e a pertinência ao assunto abordado e o atendimento aos tópicos solicitados;
- b) quanto ao uso do idioma, atribuindo-se 50% (cinquenta por cento) do valor total da questão, a proficiência na instrumentalização de conhecimentos ortográficos, gramaticais adequados à norma-padrão e textuais (introdução, desenvolvimento, conclusão, observando-se coerência e coesão).
Caso a questão receba nota zero quanto aos Conhecimentos Específicos, não será avaliada quanto ao uso do idioma.
Como vemos, o tema será retirado dos conhecimentos específicos e temos 50% da nota atribuída ao uso do idioma (língua portuguesa). Ou seja, tem que saber ortografia, gramática, etc.
Bom, galera!
Essas foram as principais informações sobre o novo edital de AFT, que balançou todo mundo.
Foco nos estudos aí, não vale a pena perder tempo reclamando das novidades!
Você já conhece o nosso acompanhamento individual? Deixa-me te mostrar um pouco do nosso trabalho. Podemos te ajudar a tornar a sua aprovação inevitável.
MENTORIA PARA CONCURSOS MÉTODO 4.2 DE REVISÃO
Já imaginou otimizar seu tempo e acelerar o seu processo de aprovação? Isso é possível com determinação e com o acompanhamento personalizado de um profissional.
Na nossa Mentoria Individual, você vai se organizar e otimizar o seu tempo, seguindo o Método 4.2 de Revisão, que fará você chegar à aprovação mais rapidamente.
O Método 4.2 de Revisão foi criado pelo Prof. Rafael Barbosa e é uma técnica de estudo que tem por missão organizar o estudo da teoria, da prática (treino em questões) e das revisões sistemáticas, da seguinte forma: as disciplinas são organizadas em dois grupos que se alternam em 4 dias dedicados ao estudo da teoria (mais questões de fixação) e 2 dias de revisão (feita de forma reversa: das questões para a “teoria”).
Clique em “Contratar Mentoria” no nosso menu principal e saiba mais sobre o Método 4.2 de Revisão.