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8 curiosidades sobre a carreira de Prático (praticagem)

Bom dia, boa tarde, boa noite!

Hoje vamos falar sobre algumas curiosidades a respeito de uma das carreiras mais bem pagas no mundo dos concursos.

A praticagem está atraindo muitos concurseiros que buscam uma estabilidade financeira além do comum.

Mas o que é um prático de navios?

O prático é o profissional especializado que possui experiência e conhecimentos técnicos de navegação e de condução e manobra de navios, bem como das particularidades locais, correntes e variações de marés, ventos reinantes e limitações dos pontos de acostagem e os perigos submersos.

Primeiramente, você deve saber que o preenchimento de vaga de Prático em Zona de Praticagem (ZP) ocorre por meio de Processo Seletivo à Categoria de Praticante de Prático, regido pelas presentes normas, e detalhado por Edital específico a ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e na página da DPC na Internet.

Cabe à DPC, na qualidade de Representante da Autoridade Marítima para a Segurança do Tráfego Aquaviário e no exercício da atribuição de regulamentar o Serviço de Praticagem, determinar a época de realização, o número de vagas por ZP a ser preenchido, elaborar e divulgar o Edital e executar o Processo Seletivo.

É importante destacar que o Praticante de Prático e o Prático não são militares ou empregados públicos, assim como não exercem função pública. O Processo Seletivo, portanto, não se destina ao provimento de cargo ou emprego público.

Agora, vamos às curiosidades:

Curiosidades:

1 – Alto salário:

Aqui está um grande atrativo da profissão Prático; os salários que hoje oscilam, em média, entre R$ 60.000,00 a 130.000,00 por mês, sendo que nos pontos de maior tráfego da costa brasileira há quem receba R$ 200.000,00

2 – Uma das profissões mais antigas:

Ela surgiu em 1808 com a rubrica do Príncipe Regente D. João VI, vigorando assim, o regimento para os pilotos práticos da Barra do porto da cidade do Rio de Janeiro. Esse regimento foi então assinado pelo Visconde de Anadia, Secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos.

3 – O que faz um prático:

Assegurar a correta manobra do navio dentro da área de praticagem, ou seja, em zonas de águas restritas (portos). O Prático deve as particularidades geográficas e ambientais do local que é pouco familiar ao comandante, por isso, quando o navio se aproxima de determinado porto, o Prático dirige-se a bordo afim de atracar a embarcação com segurança e eficiência.

4 – Como o Prático é conduzido ao navio?

O Prático é conduzido a embarcação através de lanchas que possuem padrões especiais para o transbordo seguro do profissional.

5 – Formação do Prático.

A formação do Prático requer um exame e estagio de qualificação, podendo o mesmo fazer sua inscrição em apenas uma Zona Portuária. A manutenção da habilitação do Prático é condicionada à execução de um número mínimo de manobras.

6 – Treinamento para Prático

Aqui temos algo muito importante. O treinamento precisa ser longo e cuidadoso visando o elevado valor dos navios e de suas cargas. Muitos profissionais enriquecem sua carreira no mar e desenvolvem seu novo ofício entrando em contato com Práticos mais qualificados e através da experiência adquirida nas manobras. O Prático deve buscar sempre o aperfeiçoamento e o conhecimento na sua área de atuação.

7 – Quantos práticos existem atualmente no Brasil?

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, existem atualmente cerca de 400 práticos no Brasil.

Se você deseja ingressar nessa carreira, é preciso buscar informações a respeito do cotidiano da profissão.

Claro que o alto salário deve ser levado em consideração. Porém, existem muitos outros fatores  que devem ser levados em conta para escolher o que você quer se tornar no futuro.

8 – Quantas zonas de praticagem existem no Brasil?

Ao todo, são 22 Zonas de praticagem espalhadas pelo pais.

Abaixo deixo o link de um artigo do nosso blog falando sobre o concurso de prático:

Abraços,

Rafael Barbosa.

Conheça o Programa Coaching Método 4.2 de Revisão

Um bom programa coaching é aquele que organiza e otimiza o tempo do cochee. E o Método 4.2 de Revisão trabalha dessa forma.

Método 4.2 de Revisão foi criado pelo coach Rafael Barbosa e é uma técnica de estudo que tem por missão organizar o estudo da teoria, da prática (treino em questões) e das revisões sistemáticas, da seguinte forma: as disciplinas são organizadas em dois grupos que se alternam em 4 dias dedicados ao estudo da teoria (mais questões de fixação) e 2 dias de revisão (feita de forma reversa: das questões para a “teoria”).

Abaixo segue o passo a passo do Método 4.2 de Revisão:

  • Trabalhe com ciclos de estudos de 7 dias, sendo 6 de estudos e 1 de descanso;
  • Divida os 6 dias de estudos em 4 dias para teoria e 2 para revisão;
  • Nos dias destinados à teoria, dedique no máximo 2 horas de estudo para cada disciplina;
  • Durante a leitura da teoria, faça apenas grifos e anotações (cuidado com resumos, se quiser mesmo fazer, faça resumos curtos);
  • Nos dois dias de revisão, faça questões sobre os assuntos estudados na semana e revise apenas o que errar;
  • Se for preciso, volte no curso regular ou videoaula para revisar o que você errou;
  • Procure fazer entre 300 e 500 questões por semana (dos assuntos que você estudou);
  • Controle seu progresso no conteúdo programático do concurso para o qual você está estudando;
  • Por fim, repita o procedimento até bater o edital!!!

O programa de coaching tem como objetivo:

  • fazer com que você aprenda a estudar em alta performance;
  • oferecer orientação profissional plenamente capacitada e comprometida;
  • desenvolver todas as técnicas que envolvem o método 4.2 de revisão;
  • estimular o autodidatismo;
  • melhorar seu desenvolvimento nos estudos;
  • organizar sua rotina de estudos;
  • aumentar sua autoconfiança e disciplina;
  • a sua aprovação!

São muitos os benefícios que o coachee tem a ganhar, alguns deles são:

  • gestão do tempo de estudo;
  • aumento da produtividade nos estudos, medida por meio de indicadores objetivos;
  • maior absorção do conteúdo estudado, por meio do estudo sistemático, utilizando o método 4.2 de revisão;
  • melhoria no rendimento dos exercícios, tendo em vista o trabalho focado e objetivo, baseado o cargo/área escolhido pelo aluno;
  • mais segurança durante a jornada de estudos até a aprovação, por meio de orientações pontuais e específicas, sob demanda do estudante;
  • ciclos de estudos planejados de acordo com a sua rotina e concursos de interesse;
  • organização de revisões sistemáticas, garantindo a fixação do conhecimento, sem prejuízo ao avanço do conteúdo do edital;
  • avaliações de desempenho por assunto, permitindo o conhecimento dos pontos fracos/oportunidades de melhoria em cada disciplina, conforme a sua relevância;
  • planejamento e otimização do seu estudo em um alto nível, possibilitando alto rendimento em provas.

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