Fala, galera coisada!
Hoje, resolvi escrever sobre algo que pode ser uma dúvida sua, que está estudando ou que pretende iniciar os estudos para concursos.
Tem gente que reforça a tese que é importante estudar uma só matéria por dia, outras querem estudar todas ao mesmo tempo. Enfim, esses seriam os extremos.
No decorrer desse artigo vamos falar um pouco a cerca desse assunto. Vou trazer meu ponto de vista, o que considero ideal. Mas é claro que cada um tem a sua realidade.
A quantidade de disciplinas na meta vai depender mais da sua carga horária disponível do que qualquer outra característica ou qualquer outro princípio.
Lembrando que não tem milagre galera, é puro foco, força de vontade, organização e determinação.
ORGANIZAÇÃO
O ideal é que, a priori, você saiba qual a carga horária que tem disponível para estudar. Mas tem que ser o que você realmente tem disponível. Não adianta forçar a barra.
A partir dessa informação, saberás por onde iniciar o seu ciclo de estudo com organização e sustentabilidade.
No meu entender, conseguimos desenvolver um bom estudo quando a gente trabalha tempos entre 60 min e 120 min. Ou seja, entre 1h e 2hs estudando a mesma disciplina por dia.
Dessa forma, a quantidade de disciplinas que iremos ver no dia vai depender da sua carga horária. Se você tem 3 horas por dia, pode ver 3 tempos de 60 minutos ou 2 de 90 minutos, por exemplo.
Vá fazendo testes, mas no geral os tempos de 90 minutos são os melhores. Eu estudava assim e meus alunos do Programa de Coaching sempre rendem melhor com tempos de 90 minutos.
Uma pergunta que eu sempre recebo é: “será que dá para fazer uma boa preparação estudando uma matéria só por vez?”
Resposta: eu não recomendo uma única disciplina por vez, já que o estudo tende a ficar muito cansativo. Não rende para a maioria das pessoas. Depois de 15 minutos estudando uma coisa só, a gente já começa a dispersar. Imagina passar o dia inteiro numa matéria só.
A exceção seria no caso de uma pessoa que tem pouco tempo por dia. Se uma pessoa possui 2 horas por dia e ela gosta de estudar durante esse tempo, seria uma indicação. Mas eu prefiro que você estude duas matérias por dia, 1h cada matéria. Para não caminhar com apenas duas disciplinas (seria uma por dia, alternadamente, seguindo o Método 4.2).
Lembrando que não estou trazendo nenhuma novidade aqui, sempre estudamos assim. Se recordarmos como era no ensino médio e faculdade, sempre estudamos as matérias fragmentadas, com tempos “padrão” por disciplina bem semelhante ao que trabalhamos no nosso método.
FRAGMENTAÇÃO
Fragmentem seus estudos! Esse é o segredo para ter mais eficiência dentro da sua preparação, porque terá tempo para ver a teoria e fazer algumas questões com foco total. Quando começar a entediar, já é a hora de mudar a matéria para conseguir dar um “up” na atenção. E assim você conseguirá ter mais qualidade no estudo.
O nosso cérebro tende a se acostumar com a temática e já começa desviar o foco. E isso que acontece com quem passa muito tempo debruçado em com uma matéria só.
Mas claro tem exceção, ok? Não estou trazendo nenhuma verdade universal.
OS LIMITES DA FRAGMENTAÇÃO
Cuidado para não fragmentar demais. Ok? Coloque no máximo 4 disciplinas por dia. Senão você pode acabar se atrapalhando porque tá vendo muitos conceitos ao mesmo tempo.
Exemplo: Uma pessoa que tem 8 horas por dia para estudar e resolve colocar tempos de 1 hora para cada matéria. Nesse caso, essa pessoa vai estudar 8 matérias por dia. Como a gente alterna 2 grupos, ela estudaria 16 disciplinas ao mesmo tempo. Algo bem fora da realidade. Não faça isso!
Tente estudar entre 4 e 8 disciplinas ao mesmo tempo (lembrando que sempre vamos dividir em dois grupos A e B, que se alternam dentro do Método 4.2). Assim você vai conseguir estudar com mais qualidade.
Para aqueles que só estudam 2 horas por dia, coloquem 2 disciplinas com 1 hora por dia. Já no caso de ter 8 horas por dia, estudem 4 disciplinas, 2 horas cada. Quem estiver com outra carga horária, veja como fica melhor a sua formatação.
É isso ai, galera! Estudem com mais objetividade sem perder tempo com firulas.
PROGRAMA DE COACHING
Se você quiser acelerar a sua aprovação, entre para o nosso Programa de Coaching, onde você aprenderá a estudar do jeito certo.
Lembrando que nosso acompanhamento é individual de verdade.
Nós não usamos sistema de prateleira e não fornecemos apenas um planejamento, todas as nossas análises são focadas no que o aluno efetivamente está fazendo, assunto por assunto.
Clique no botão abaixo e conheça o nosso Programa de Coaching.
Simbora estudar, galera coisada.
Abraços,
Rafael Barbosa!