fbpx

5 técnicas para relaxar seu cérebro na hora de estudar

Técnicas de relaxamento

Olá, galerinha! Vim aqui trazer para você 5 técnicas de relaxamento para te auxiliar nos estudos.

Sabemos que a rotina de concurseiro é bastante exaustiva, principalmente para quem trabalha e estuda. Afinal, não é fácil conciliar essas duas atividades. O cérebro fica exaurido de tanta informação adquirida ao longo do dia, e o corpo fica cansado, pedindo cama.

Não é fácil mesmo.

Mas não podemos desistir, não é verdade? Você não precisa abrir mão do seu sonho de ter um cargo público e, com ele, uma vida financeira mais confortável. Basta você persistir na sua jornada que você chega lá.

Por isso estou aqui para te ajudar durante o seu processo de aprovação, você não precisa caminhar sozinho durante a sua labuta.

Vou te ajudar a relaxar.

Com o seu cérebro lotado de informação e o seu corpo pedindo cama, fica difícil de se concentrar na hora de estudar. Mas não fique aflito, pois existem mecanismos que podem te ajudar nessa tarefa.

Estou falando de técnicas de relaxamento eficazes para auxiliar seu cérebro a absorver informações quando você for estudar.

Vamos lá!

1.Respiração profunda

Essa é a técnica mais conhecida de todas e bastante eficaz. Consiste em você parar o que está fazendo para respirar profundamente. Você inspira como se estivesse inalando o perfume de uma flor, depois expira como se estivesse soprando uma vela.

Sacou? Inspira e expira. Inspire bem profundamente e solte o ar depois. Faça isso por, no mínimo, 5 minutos. Você vai se sentir relaxado e um pouco mais focado, pois essa técnica oxigena o seu cérebro, fazendo ele trabalhar melhor.

2.Música relaxante

Outra que faz parte das 5 técnicas de relaxamento é você ouvir uma música relaxante. Ao chegar em casa, estressado e com a cabeça cheia, tente parar um pouco para ouvir música.

Uma música relaxante diminui a ansiedade. Coloque o som de um pássaro, som da chuva etc. É importante uma música sem letra, só com a melodia, pois dessa forma o seu cérebro consegue descansar, sem precisar trabalhar no entendimento da canção.

3.Atividade física

Fazer exercícios físicos ajuda bastante a diminuir o estresse do dia. Em casa mesmo você pode colocar uma coreografia na internet e dançar! Atividades leves vão fazer seu cérebro dar uma reiniciada no sistema.

Se você não gosta de dançar, você pode dar uma caminhada ou uma nadada na piscina etc. Exercitar o corpo libera endorfina, o hormônio do bem-estar. E claro que o seu cérebro precisa dele para trabalhar melhor.

4.Alongamento

Estudar para concurso sem dúvida causa tensão. E isso tensiona os seus músculos, mais precisamente os músculos do ombro, do pescoço e das costas. Isso gera desconforto físico e, consequentemente, mental.

Por isso é importante que você faça alongamentos ao longo do dia e uns 5 minutos antes de começar a estudar. Fale com um educador físico para que ele possa te dar umas dicas de como alongar com segurança.

5.Banho relaxante

A água é um calmante natural. Um banho por si só já deveria acalmar quem quer que fosse, mas nem sempre isso acontece. Sabe por quê? Porque estamos todos atribulados em uma rotina que exige o imediatismo.

Com isso acabamos fazendo tudo rápido, inclusive tomar banho. Na rotina, tomamos banho já pensando no que faremos após. Seja estudar, trabalhar ou alguma outra atividade.

Nós não nos concentramos no banho em si. Mas a partir de hoje, você não fará mais isso. Antes de estudar você vai tomar um banho relaxante.

Vai deixar a água cair enquanto você canta uma bela canção. Vai ficar embaixo do chuveiro e imaginar que está embaixo de uma cachoeira. Você vai relaxar.

Ao sair do banho para estudar, você vai perceber como o seu cérebro estará mais leve e pronto para receber novas informações.

Essas foram as 5 técnicas de relaxamento para você usar no auxílio dos estudos. Use sem moderação e relaxe.

Abraços,

Fernanda Barbosa.

Prepare-se com o time do Método 4.2!

Baixe nossas planilhas gratuitas e comece a estudar agora mesmo!

Se você tem interesse de ter um acompanhamento individual e personalizado, deixe seu nome na lista de espera e faça parte do programa coaching!

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu comentário